Fale Conosco (48) 3952-6900

FUTSAL

O Futsal pode e deve ser utilizado como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania, conforme assinala a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A prática desse esporte tem de ser visto em sua dimensão mais ampla, principalmente no que se refere aos ganhos atitudinais, aos valores que estão presentes no esporte, como disciplina, respeito às regras, aos colegas, ao adversário, saber ganhar e perder, solidariedade, superação, autoconfiança, autonomia, entre outros. É por meio da participação social e da cooperação com os colegas que a criança passa a praticar princípios democráticos e a ter uma vivência coletiva.

VOLEIBOL

O Voleibol é um jogo dinâmico e de fácil percepção e aprendizado, estimula inúmeras reflexões, dentre elas a sua aplicação como recurso pedagógico, onde o mesmo como prática esportiva torna-se importante na formação integral do aluno e na construção de valores. Além disso, o voleibol trás benefícios cognitivos, motores, didáticos durante sua aplicação, contribuindo para vida social dos jovens e adolescentes.

HANDEBOL

O handebol é um esporte rico em movimentos que exige do jovem a corrida, salto e lançamento. A característica principal do esporte é a velocidade e a combinação de gestos motores. Na FUCAS vamos além disso pois nosso objetivo é contribuir para a formação do jovens e adolescente como um todo e a prática do handebol pode servir de um grande estímulo. Tática e estratégia, aliada a técnica, ajudam o jovem a ter essa noção de coletivo, de trabalhar em grupo desenvolvendo suas individualidades e orientado para a prática social.

BASQUETE

O basquete é um esporte muito completo que permite a exploração de todo o corpo, de maneira a impulsionar a explosão física, assim como também, a força muscular. A velocidade do jogo é outro quesito que exige grande movimentação e coordenação motora. 
Além dos âmbitos físicos, o esporte permite o desenvolvimento psicológico advindo da integração social e o espírito de equipe. Além disso, a prática do esporte trás valores como
cooperação, convivência, honestidade, lealdade, sinceridade, respeito mútuo, respeito a seus pares, respeito às regras (sociais e de jogo), moralidade, dentre outros.

JIU-JITSU

Mais que uma prática desportista, o Jiu-Jitsu se trata de um fenômeno cultural, já que o Brasil se tornou referência mundial desta arte marcial. O intuito é apresentar o Jiu-Jitsu não apenas como um esporte, mas sim um instrumento transformador de caráter, disciplina e respeito.
Com tudo trata-se de uma ferramenta de pacificação social, fazendo com que jovens e adolescentes percebam que há alternativas práticas de como se comportar em determinadas situações na vida e nos tatames, aprendendo técnicas de defesa pessoal individual, respeito, disciplina e auto confiança, fortalecendo o espírito de equipe e os vínculos familiares.

JUDÔ

Na tradução, Judô significa “caminho suave”. E, na prática, a modalidade integra o desenvolvimento da mente, do espírito e do físico, além de ser uma técnica de defesa pessoal. Apesar de ser considerada uma arte marcial, pessoas de todas as idades, homens e mulheres, podem praticar e aproveitar os benefícios proporcionados pelo esporte. A atividade desenvolve a coordenação, melhora a atividade motora, o comportamento, e ensina sobre respeito ao próximo. Além disso, auxilia no condicionamento físico e ajuda na perda de peso.

O Projeto Esporte Fucas está apoiado sobre o ODS 3 que trata sobre “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.