O Papel do Serviço de Psicologia no PCQV

Atualmente o compromisso social marca uma nova fase da Psicologia, uma nova forma de fazer e de ser. O Serviço de Psicologia no Programa Campeões nas Quadras e na Vida prioriza uma melhor qualidade de vida por meio de ações e práticas transformadoras que fomentam a inclusão social, minimizando, assim, a exclusão. O profissional da psicologia é versátil em sua atuação dentro das Organizações da Sociedade Civil, para melhor se adequar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade e garantir formas de intervenções mais adequadas à realidade de cada indivíduo.

O Serviço de Psicologia no Programa Campeões nas Quadras e na Vida é fundamental para garantir e validar relações mais humanas e verdadeiras. Tem como base princípios fenomenológicos existenciais que concebem o ser humano em sua condição ativa e enquanto agente de transformação, possibilidades de mudar e buscar a solução de seus próprios problemas.

Nesse sentido, realiza atividades que proporcionam o fortalecimento e resgate da autoestima, do vínculo, da espontaneidade e da criatividade tanto dos adolescentes atendidos, como de pais/responsáveis e demais integrantes das comunidades. Tem, ainda, como intenção tornar essas relações mais consolidadas e duradouras. Para isso, contribui diariamente no enfrentamento da violência e da vulnerabilidade social, empoderando esses jovens a superarem suas dificuldades e serem protagonistas das suas próprias histórias de vida.

O Serviço de Psicologia atua também na identificação de problemas, dificuldades e fragilidades agindo de forma precisa e pontual. Dessa forma, auxilia na prevenção de doenças psíquicas e orgânicas mediante atendimentos terapêuticos individuais e grupais. Sua principal atribuição é a de ser um agente transformador, buscando sempre fortalecer a qualidade de vida e a autoestima, promovendo a saúde psíquica, mental e emocional dos jovens e familiares atendidos.

Deyse S. Botelho Barbosa

Psicóloga do Programa Campeões nas Quadras e na Vida

CRP 12/10954